Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Banisteriopsis pseudojanusia (Nied.) B.Gates CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 14-08-2012

Criterio: B2ab(ii,iii)

Avaliador: Diogo Marcilio Judice

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Banisteriopsis pseudojanusia é uma espécie conhecida apenas por uma coleta proveniente do município de São Mateus do Sul e outra do município de Turma, ambos no Estado do Paraná. A espécie ocorre exclusivamente em Floresta Ombrófila Densa, associada ao domínio fitogeográfico Mata Atlântica. A perda de Mata Atlântica no Estado do Paraná chega a aproximadamente 90%. Hoje em dia, a atividade econômica do município de São Mateus do Sul baseia-se numa agricultura moderna e diversificada, na pecuária, na produção e industrialização de erva-mate e madeira, na cerâmica e na industrialização do xisto, que gera insumos energéticos (gás, óleo, nafta, enxofre) e subprodutos de larga aplicação nos ramos químicos da construção civil e de fertilizantes. A espécie está sujeita a uma situação de ameaça, apresentando AOO de 4 km². Estima-se que ocorra um declínio contínuo da área de ocupação e da qualidade do hábitat da espécie. B. pseudojanusia foi categorizada como "Criticamente em perigo" (CR), podendo estar possivelmente extinta na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Banisteriopsis pseudojanusia (Nied.) B.Gates;

Família: Malpighiaceae

Sinônimos:

  • > Banisteria pseudojanusia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie assemelha-se a Banisteriopsis parvigladula no tamanho e na forma desuas folhas, mas pode ser facilmente distinguidos por suas inflorescências de umbelas simples,e suas flores muito maiores, com grandes glândulas no cálice, e estames. Assemelha-se superficialmente a Janusia na forma de suas folhas e suas inflorescências de uma única umbela axilar (Gates, 1982).

Distribuição

A espécie ocorre no bioma Mata Atlântica, nos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul (Mamede, 2010). Espécie conhecida de coleções muito antigas, provenientes do Paraná com imprecisão na localidade. Um registro, possivelmente mais recente, foi feito em Santa Catarina, porém sem localidade: Dusén, 9079, Paraná, Turma (S) (Amorim, com. pess.)

Ecologia

O fruto na maioria das espécies de Banisteriopsis consiste em três samaras que se separaram na maturidade. Cada samara dispõe de uma asa dorsal bem desenvolvida, que é engrossada ao longo de sua margem superior (Gates, 1982). Espécie coletada em flores em janeiro e fevereiro (Gates, 1982).De acordo com Amorim (com. pess.) as espécies do gênero Banisteriopsis são lianescentes de floresta, que necessitam de ambiente florestado para manter suas populações sadias. São altamente dependentes de florestas.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes Afloresta ombrófila densa do Estado do Paraná tem sido alvo de intensoextrativismo, sendo uma ameaça por degradação de habitat para espécies de lianas (Paciência, 2008).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Em Perigo" (EN) na Lista vermelha da flora do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

Referências

- AMORIM, A.M.A. Comunicação do especialista André Márcio Araújo Amorim , do herbário CEPEC, Bahia, para o analista Diogo Judice, pesquisador do CNCFlora., 2012.

- GATES, B. Banisteriopsis, Diplopterys (Malpighiaceae). Flora Neotropica, v. 30, p. 1-237, 1982.

- MAMEDE, M. C. H. Banisteriopsis in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB008813>. Acesso em: 12 de Agosto de 2011.

- STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009. 516 p.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- MATEUS LUÍZ BARRADAS PACIENCIA. Diversidade de pteridófitas em gradientes de altitudes na mata atlântica do estado do Paraná. Tese de Doutorado. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2008.

Como citar

CNCFlora. Banisteriopsis pseudojanusia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Banisteriopsis pseudojanusia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 14/08/2012 - 18:03:55